Projeto


Inseticida, pragas, saúde ambiental

Inseticida, pragas, saúde ambiental

-
Desenvolver ações de pesquisa para a produção de um inseticida orgânico que elimine pragas, assim como para a conservação ambiental do agroecossistema, onde as frações ativas destas plantas poderão ser utilizadas para um bem comum e eficaz.
-
Analisar a incidência de pragas durante o cultivo;
-
Diminuir a utilização de inseticidas químicos por jardineiros e agricultores familiares;
-
Comparar e analisar os dados obtidos, para diagnosticar qual defensivo agrícola utilizado apresenta mais eficácia;
-
Manter o equilíbrio da natureza, preservando a fauna e os mananciais de água;
-
Aumenta a resistência da planta contra a ocorrência de pragas e patógenos, diminuindo os gastos com a condução da cultura.
-
Avaliar a ação inseticida, ao nível de campo, das frações ativas /extratos promissores para o controle de pragas, preferencialmente em cultivos orgânicos e/ou desenvolvidos na agricultura familiar e jardins.
Objetivo específico:

Objetivo Geral:


Inseticida, pragas, saúde ambiental

Resultados:
O projeto baseia-se em propor uma solução para controlar o uso de inseticidas químicos e diminuir a incidência de espécies-pragas na agricultura e em plantas ornamentais. Dentre as analises feitas com moradores produtores de pequeno porte e jardineiros é comum o uso de produtos tóxicos para controle de determinadas pragas que se proliferam em grandes escala no verão por conta da temperatura que se eleva e no inverno por conta da grande umidade impedindo as plantas de se produzirem com mais qualidade, consequentemente uma ação que prejudica o produto a ser cultivado e o solo.
Considerações finais:
Concluiu-se que apenas a ultima solução foi eficaz, pois alcançou o objetivo de eliminar as pragas existentes. Diante do quadro apresentado, resulta claro que o desenvolvimento e a utilização do Bioardefende pode ser recomendado para a agricultura familiar e jardinagens, já que inseticidas químicos, de modo geral, apresentam sérios danos à saúde humana e do meio ambiente.
O ideal é utilizar inseticidas que têm eficácia, mesmo quando aplicados em pequenas quantidades, não são tóxicos ao homem, às plantas e não prejudicam o solo, além de serem econômicos e de fácil aplicação. Entretanto, há necessidade de mais estudos, principalmente relacionando o tipo de controle com as pragas e doenças específicas.
